segunda-feira, agosto 9

Sede sóbrios e vigilantes


Paulo atesta: "Quando quero fazer o bem, o mal está comigo" (Rom. 7:21). "Porque a nossa luta não é contra o sangue e carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6:12).

Existe um inimigo muito real de nossas almas. E esse inimigo está em ação contra nós, dia e noite. Paulo quer se assegurar de que compreendamos isso. Caso contrário se ignorarmos do que se trata esta batalha, e quem estamos enfrentando certamente seremos derrotados.

Desde os evangelhos, passando pelas epístolas e até o Apocalipse, o Novo Testamento inteiro nos adverte a não sermos ignorantes quanto aos artifícios de Satanás. Isso não quer dizer que devamos temer ou exagerar o poder do diabo. Mas Satanás ainda é o príncipe das potestades do ar (Efésios 2:2). E ele dirige um império maligno de poderes demoníacos. Estas potestades seguem continuamente as suas ordens, assediando continuamente o povo de Deus.

É extremamente perigoso ficar cego aos estilos de Satanás. Simplesmente temos de aceitar que essa batalha não é humana. Não importa que tipo de luta enfrentamos, ou qual seja o tipo de pecado assediador que combatamos.
Temos de nos conscientizar de que não se trata simplesmente de uma falha de nosso caráter. Não é um hábito com o qual tenhamos de trabalhar em nossa carne. O nosso conflito na verdade é nada menos do que uma guerra sobrenatural que está se desenvolvendo nas altas regiões celestiais.

E o nosso adversário é um inimigo bem presente. Os poderes e principados de Satanás nunca dormem. Jamais deixam de mentir, promover conluios, e operar o mal contra nós. O seu objetivo é destruir a nossa fé, e nos levar à destruição.

É por isso que Pedro nos encoraja: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé" (I Pedro 5:8-9). Pedro vivenciou isso por experiência própria. Jesus havia lhe avisado: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo" (Lucas 22: 31). Cristo sabia que o diabo queria esse apóstolo. E Jesus deu a Pedro amplas advertências sobre o que aconteceria.

Se isso é uma descrição de sua vida, Satanás e seus líderes irão atrás de você com acusações, com obstáculos, mentiras que inundarão a sua mente. Você será tentado, perseguido, interrompido em suas orações. É preciso que você saiba que tudo isso é uma conspiração do mal, dirigida diretamente contra a sua fé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário