terça-feira, outubro 19

Raiz de Rebelião




Achando que tinha razão ao questionar a autoridade de  Moisés. Coré exaltou sua própria vontade acima de tudo. Semelhantemente, o espírito de Jezabel acredita que tem o direito de questionar a autoridade  do pastor e tenta iniciar uma revolta.  Desde que toda autoridade é instituída por Deus, revolta contra os líderes é rebelião – iniquidade – contra o próprio Deus.
A rebelião faz parte da essência daqueles que operam sob o espírito de Jezabel. Achando que estão ouvindo a voz de Deus, eles exaltam a própria vontade acima da vontade divina ou sobre a autoridade que Deus instituiu sobre eles. Sempre que nossa vontade é governada pelos nossos desejos, adoramos nossos interesses pessoais, e não em Deus. Em essência, tornamo-nos nossos próprios ídolos.
Deus equipara a rebelião à feitiçaria, que consiste em poder adquirido com a assistência de espíritos malignos (I Sm  15.23). Faz pouca diferença se o indivíduo tem ou não consciência de que está sendo influenciado por espíritos malignos.
Na Escritura  Jezabel  foi acusada de feitiçaria (II Reis 9.22ª). Portanto, não surpreende que o espírito de Jezabel opere por meio de feitiçaria, mesmo nos estágios iniciais de seu domínio sobre a vida de alguém.
O espírito de feitiçaria impõe sua vontade por meio de manipulação. Ele destrói o senso de valor pessoal do indivíduo e  menospreza sua capacidade de tomar decisões, estabelecendo sua própria autoridade “elevada” à custa da soberania de sua vítima. Pode envolver uma expressão de autoridade ilegítima que foi usurpada.
Há uma atitude de irreverência – de desvalorização do indivíduo que foi criado à imagem de Deus. Esse espírito também demonstra desrespeito pelo valor da vontade humana. Deus nos deu o dom do livre-arbítrio, e Ele próprio não viola esse dom.
O espírito de Jezabel encara as outras pessoas como peões que podem ser sacrificadas para que ele realize seus objetivos. Seus seguidores tem convicção de que ele está certo e o líder legítimo está errado.
O controle e a manipulação são fortalecidos depois de cada empreendimento bem sucedido. Cheia de autopíedade e orgulho, a alma do indivíduo corre o risco de ser plenamente dominada por demônios.
Além de desagradar a Deus, a feitiçaria impede os relacionamentos nos quais é fundamental que haja honestidade. Considerando que ela viola a vontade e a liberdade de escolha das outras pessoas, pode causar grande devastação no relacionamento conjugal. Também é destrutiva no relacionamento entre pais e filhos e entre outros membros da família.
Nas situações de conflito, os indivíduos que operam nesse espírito se recusam a falar a verdade. Além disso, empregam meios insidiosos e injustos para conseguir vantagem e alcançar seus alvos, achando que os fins justificam os meios. O espírito de Jezabel busca abortar o avanço divino, usurpando o governo dos líderes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário